sábado, 24 de fevereiro de 2007

Anand Avikal - Personalidade


Para iniciarmos no caminho da meditação um dos pontos importantes, assim que começarmos a nos observar(meditar), é perceber que temos diversos "eus". Por isso é normal em uma situação voce agir de uma forma e em outra situação agir de outra, como se fossem duas pessoas. Isto nós chamamos de personalidade, que vem da palavra grega persona. Antigamente nos teatros gregos se usavam máscaras para representar. A personalidade nada mais é que máscaras que usamos de acordo com a situação.
Perceber que usamos máscaras é muito dificil, mas se voce estiver alerta, será possivel. Estas mascaras devem ir caindo, até que sobre só uma(ego), e em qualquer situação voce estará presente, e suas atitudes serão coerentes(não quer dizer que são certas).
Quando eu disse que passa existir uma unica personalidade, ela é o ego. Voce então passa a ser alguém. Voce estará cristalizado, como diz Gurdjief.
Aí começa sua jornada em busca da verdade, porque agora voce existe. Voce não faz parte da cultura, da sociedade, da tradição. Voce pode se considerar agora um ser. Uma alma.Neste momento voce precisa de um mestre vivo para chegar a verdade. Dificilmente voce chegará sozinho, pois agora é necessário perder esse alguém que voce é, e isto é um trabalho para um mestre.
O mestre vai fazer isto por voce por compaixão da parte dele e da sua parte pelo amor que voce terá ao mestre. Isto se chama entrega. Agora voce chegou no ponto em que voce tem algo para entregar a Deus, seu ego.
Lembrando Jesus, no momento que ele disse "Pai em suas mãos entrego meu espirito", ele estava fazendo isto.
Ler apenas não será suficiente, pois voce acomodará as situações, e não deixará cair o ego, pois como diz a mestra Amber, o "tigre" tem que comer voce, e isto dá medo, há dores, e com certeza vamos evitar. Surge o pensamento, será que tenho que passar mesmo por tudo isto ? E aí é necessário o mestre vivo que vai dar um tapinha em suas costas e dizer "vá em frente...é sua mente querendo dirigir voce.... não tenha mêdo ....nada pode acontecer para quem voce é realmente...."

3 comentários:

Elizabeth disse...

Quando começamos a Meditar,começamos a ver estas máscaras, e fica mesmo dificil, sair de todas elas, algumas estão tão perfeitamente "coladas" que nem parecem 'máscaras", nós as defendemos e brigamos por elas!
Montamos essa personanalidade ao longo dos anos e ela paraece tão verdadeira.....
O Mestre nos aponta isso e nós recuamos,e ele com toda sua compaixão, vai nos indicando daqui e dali,até termos a coragem de nos entregarmos totalmente.
Não é fácil, tem que deixar mesmo o Tigre comer, devorar para que essa personalidade desmanche.
Dai... a Bem Aventurança!Prashna

palavras de Osho disse...

Olá Avikal - obrigado pelo comentário bastante pertinente que você fez no blog Palavras de Osho. E parabéns pelo seu blog, que já começa com ótimo conteúdo.

abs,
Murilo - editor do Palavras de Osho

Edson Carmo disse...

O sem forma manifesta-se, aqui, na forma. Então ele começa a se identificar, a acumular no seu aspecto mental. Então se formam a personalidade, a pessoa. Mas ninguém é de fato isso! Cada um é o vazio onde as “coisas” acontecem, onde elas entram e saem, vêem e vão.

Muito bom o seu post, parabéns!

Edson Carmo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...