quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Anand Avikal - O díficil caminho da meditação


Recebi esta história de um amigo :



Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que
acontece dentro das pessoas. Ele disse:
- A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau.
É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância,
pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras,
orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom.
É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade,
bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e
fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:

- Aquele que você alimenta!


Isto me leva a falar da mente e da consciência.

Existe aí um engano que todos religiosos cometem : pensam que você pode simplesmente viver a partir da bondade(lobo bom). Seria mesma coisa que colocar um helicóptero na sua mão e dizer pilota. 

Estes dois lobos na realidade não existem para nós. Existe apenas um lobo que as vezes é bom e  as vezes é mau.

Mas tem um detalhe quando um está o outro não está. Seria como aquela foto da velha e da moça. Quando você enxerga a velha, não enxerga a moça e vice-versa.
Mas, mesmo quando você pensa que está sendo bom, é apenas o lobo mau, fazendo o papel de bom.

O que fazer então ?

Bem, vamos tentar elaborar algo para que você compreenda.
Existe duas, ou melhor treis coisas em todos nós : O corpo, a mente e a consciência.
O corpo seria como o Hardware de um computador(inclui-se aqui o cérebo). A mente seria como o software, ou seja os programas que dirigem sua vida, suas decisões, seus desejos, seus padrões, etc. Sendo que grande parte disso ou seja, destes programas estão em sua memória profunda(Inconsciente). 
Dizem os entendidos, que isto representa 90 por cento.O pior disto tudo que você não tem acesso a isto. Você tem acesso sómente ao consciente, que representa 10 por cento.Mas, as coisas mais importantes estão no inconsciente, e elas surgem sem que você possa controlá-las. Por exemplo a raiva, o ciúmes, a angústia, o mêdo(pânico).

Bem, chegamos então à consciência. Aí ficou díficil, pois, nossa identificação com a Mente é tão grande, que a consciência está perdida na Mente e no Corpo.

Quero dizer : temos mêdo da morte porque consideramos que somos o corpo. Temos mêdo de ficar loucos porque consideramos que somos a mente.
Portanto, não sabemos o que é consciência. Veja bem: Consciência no sentido de uma Centelha Divina que está se manifestando por este corpo e esta mente.

Que fazer então ?
Como conseguir enxergar que você não é a Mente ?
Só tem um meio : SE OBSERVANDO, ou seja, estando atento a cada atitude sua, a cada pensamento, a cada emoção, de tal forma que um dia voce possa perceber as incoerencias, ou seja, o lobo bom e o lobo mau agindo.

Deixando claro : Você tem que perceber o lobo bom agindo e o lobo mau também agindo(sem interferir).

Quanto mais você se observa mais distância é criado entre você(ATENÇÃO) e a atuação do lobo(Mente).
É importante também estar desde o começo observando o corpo, pois, por incrível que pareça, não temos a percepção de nosso corpo. Só percebemos ele quando estamos doente.

Dificilmente você olha para seu rosto sem critícas( "aí meus Deus estou com rugas").  
Quando você toma banho, já percebeu que você fica pensando o tempo todo e sequer percebe o carinho que suas mãos estão fazendo enquanto se ensaboa.(temos muito repressão de tocar nosso próprio corpo).

Mas continuando com a observação :

Esta observação deve ser feita em duas direções : estar atento ao que você faz e ao mesmo tempo estar atento em quem está fazendo aquilo, ou seja, olhando para dentro de você, enquanto faz.
No começo isto é difícil, mas, com o tempo, isto se torna natural.

O ideal mesmo seria você praticar uma técnica de Meditação para conhecer como é este processo, para então praticar no dia a dia.

Caso você tenha muito dificuldade de praticar esta observação, o ideal seria participar de Grupos de Terapia com trabalhos de catarse, para limpar os porões de sua mente.

Osho criou uma técnica que faz tudo isto. Chama-se Meditação Dinamica.

Vou comentar os estágios para que você possa compreender :

No primeiro estágio, você faz uma respiração intensa e caótica. Isto dá oportunidade de trabalhar o seu Inconsciente, trazendo à tona tudo que você reprimiu durante vidas.

No segundo estágio, você expressa toda esta loucura que estava guardado dentro de você e que você não tem acesso; através do riso, do choro, da gargalhada, do grito, da movimentação caótica de seu corpo.
Você pode voltar a ser criança novamente, rolando pelo chão, batendo palmas, falando como criança; lembrando que você estará de olhos fechados, pois o processo é só seu.

No terceiro estágio, você vai aproveitar tôda esta energia despertada, usando um Mantra Sufi chamado Hoo.Você vai saltitar nos calcanhares, e cada vez que elê tem contato com a terra(chão), você fala alto Hoo, Hoo, Hoo.Fale bem alto este Mantra de forma que a energia que vem da Terra, passe pelo seus centros de energia(sexo, raiva, poder), chegando até o quarto chacra(cardíaco). Pule sem parar, apesar do cansaço. Vá até a exaustão.

Quando chegar o quarto estágio : PARE do jeito que você está. Normalmente você estará com as mãos para cima durante o Hoo. Congele e observe. Observe o suor escorrendo, o coração batendo fortemente, o calor, a dor nos braço, que não querem permanecer para cima. 

Este é o momento mais importante da técnica. De repente você pode perceber sua mente silenciando, e então descobrir que você não é a mente e nem o corpo. Você é algo(atenção), que observa a Mente e o Corpo.

No quinto estágio é apenas uma celebração. Dance celebrando a vida(atenção) que você é ou se isto não acontecer pelo menos você estará apto a estar SE OBSERVANDO no dia a dia.

Um dia você então terá a percepção de que existe um espaço que você é e  que apenas observa os dois lobos atuando, mas que você não é nenhum deles.Então não existe a questão de ser bom ou mal. Isto é da Mente e você não é a Mente, você é consciência.

Para você neste momento consciência é apenas uma palavra, e você só vai saber o que é Consciência quando experimentar isto. Não tem outra forma. Não tem como dizer o que é consciência. 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...