sábado, 7 de maio de 2011

Osho - Deus

Osho,
O que é existência? É aquilo que as pessoas chamam de Deus?

Existência é o que é, e Deus é aquilo que não é. Existência é uma realidade, Deus é uma ficção. Existência está disponível somente para meditadores, pessoas de silêncio. Deus é uma consolação para mentes e psicologias enfermas.

Existência não é sua produção – Deus é. Eis por que há somente uma existência, mas milhares de deuses. Cada um de acordo com suas necessidades, de acordo com o seu sofrimento, suas expectativas, cria um deus ou aceita uma antiga crença sobre Deus.

Deus é uma grande consolação, mas isso não é uma cura. Existência não é uma consolação. Estar em sintonia com ela é estar saudável e integral. Todas as religiões do mundo têm ensinado Deus. Eu ensino a vocês existência. Ensino estar em sintonia com aquilo que lhe circunda, que está dentro e fora de você. Uma vez que você está em sintonia com ela, não existe morte para você, nenhuma miséria, nenhuma tensão, nenhuma preocupação, mas uma tremenda paz lhe cerca, um contentamento com o qual você nunca sonhou ..

Deus é para aqueles que não podem crescer em consciência, que são retardados no que se refere a conscientização. Esta é um tipo de brinquedo, pessoas retardadas precisam disso. E no momento que digo isso é um brinquedo, então depende de você de como quer fazê-lo – semelhante a um macaco ou semelhante a um elefante. Só depende de você dar a ele quatro mãos ou mil mãos. Isso é sua criação. Bastante estranho, o homem acreditar que deus criou tudo.

A verdade é que o próprio Deus é uma criação da imaginação do homem.
Deus é a maior mentira que você pode encontrar, pois dessa mentira depende milhares de outras mentiras. Igrejas, organizações religiosas vão multiplicando mentiras sobre mentiras, só para proteger uma mentira.

Você precisa entender a psicologia da mentira. A primeira coisa sobre mentir é que você necessita de uma boa memória porque você tem que lembrar. Você mente para alguém sobre alguma coisa, para outra pessoa sobre outra coisa; você tem que lembrar-se o que você disse a um e o que disse a outra.

A verdade não necessita de lembrança. Verdade está sempre aí, exatamente a mesma. Você não precisa abarrotá-la em sua memória. Memória cria uma servidão, uma prisão. Esta se apega ao seu redor, encobrindo-lhe tanto, que lentamente, aos poucos você desaparece completamente. A verdade lhe desencobre de todas as mentiras. E há uma súbita revelação de que você é parte da imensa verdade que estou chamando de existência.

Você não necessita de igrejas, não precisa de nenhum templo, de nenhuma mesquita; você só precisa de um coração devoto, de um coração amoroso, de um coração grato. Este é seu verdadeiro templo. Isso irá transformar sua vida inteira. Isso irá lhe ajudar a descobrir não somente você mesmo, mas as próprias profundezas dessa imensa existência.

Somos quase como as ondas do oceano – apenas na superfície, e o oceano pode ter milhas de profundidade. O Oceano Pacífico tem 5 milhas de profundidade. Contudo, uma pequena onda no topo jamais conhecerá a profundeza – sua própria profundeza, porque ela não está separada do oceano. Ela irá apegar-se a sua pequena entidade, temer sobre a morte, temer perder a si mesma na vastidão, o oceano infinito. Mas a verdade é: a morte da onda não é uma morte, mas o princípio de uma vida eterna.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...