sábado, 17 de fevereiro de 2007

Anand Avikal - Meditação A arte do extase !


É comum imaginarmos extase como deslumbramento, mas para os orientais(dedicados à meditação) existe uma outra palavra bem mais abrangente : Bem aventurança.
Se prestarmos atenção à nossa vida ou seja prestarmos atenção em nós mesmo, vamos perceber que estamos constantemente ansiosos, tensos, frustrados, ou para simplificar "estressados". Talvez voce não entenda o que é Bem Aventurança(Anand), mas voce pode entender "estressado", que é o oposto de anand(bem aventurança).
A meditação te leva ao extase ou seja à bem aventurança.
Voce poderia perguntar : Avikal, mas o que é meditar ?
Meditar é estar se observando. Começe a observar seu corpo. Quando sai para uma caminhada matinal, ao invés de pensar, voce vai ficar consciente de seu corpo. Observe que ele está dando os passos(automáticamente), que seus braços estão se movimentando, que seu coração está acelerando cada vez mais, enfim observar a si mesmo, que neste momento é representado pelo seu corpo.
Se voce fizer isto continuadamente, logo, logo, vai perceber quando voce está tenso, e lógicamente, o que te levou a ficar tenso; ou se está irritado, também vai perceber isto, e principalmente onde se encontra em seu corpo esta irritação.
Não tenha pressa. Vá observando..... e de repente voce vai começar a sentir algo mudando dentro de voce. Continue então observando......

3 comentários:

disse...

Olá!
Adorei a novidade do blog. Já coloquei nos meus favoritos e vou passar por aqui sempre!
Adorei o 2º texto. Mais claro, impossível... rs.
Beijocas gdes!

Elizabeth disse...

Quando se ouve a primeira vez esta proposta de "Observar" fica parecendo impossível.
Como ficar observando se nós somos 'aquilo'???
Daí um dia paramos e testamos, silêncio..vemos nosso corpo andando, vemos nossa raiva, e...se estamos vendo isso, Opa !, tem alguem vendo isso,então, começamos a ficar mais atentos, e vamos observando.
E as alegrias ,extase vão acontecendo! EXPERIMENTE!!!

Shanti disse...

olá, adorei a idéia do blog , estou passando por aqui sempre. Escreva mais !!! Tenho me observado e cada dia eu me surpreendo mais em descobir quem eu não sou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...