quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Osho - Observe a lingua para entrar no Silêncio

Com a boca ligeiramente aberta,
mantenha a mente no meio da língua.

Essa técnica se preocupa em focalizar a língua, bem no meio da língua. Com a boca ligeiramente aberta, como se você fosse falar. Não fechada, mas ligeiramente aberta como quando você vai falar; não como quando você está falando, mas como quando você está para falar.

Então mantenha a mente no meio da língua.

Você irá sentir um sentimento muito estranho, porque a língua tem um centro exatamente no meio que controla seus pensamentos. Se você subitamente se torna atento e se concentra nisso, seus pensamentos irão cessar. Concentre-se como se toda sua mente estivesse na língua, bem no meio. Deixe a boca ligeiramente aberta como se você fosse falar e então focalize a mente como se ela não estivesse na cabeça. Sinta-a como se ela estivesse bem no meio da língua. A língua possui o centro da fala e pensamento é fala.

O que você está fazendo quando está pensando? Falando por dentro. Você pode pensar alguma coisa sem falar por dentro? Você está só, você não está falando com alguém, você está pensando. O que você está fazendo enquanto pensa? Falando por dentro, falando para si mesmo. Sua língua está envolvida.

Da próxima vez, enquanto estiver pensando, fique atento: sinta a língua. Ela está vibrando como se você estivesse falando com alguém mais. Então a sinta novamente, e você pode sentir que as vibrações estão concentradas bem no meio. Elas surgem do meio e então se espalham por toda a língua. Pensar é falar por dentro. Se você puder trazer toda sua consciência, sua mente, para o centro da língua, o pensar cessa.

Portanto, aqueles que praticam o silêncio, eles estão simplesmente praticando não falar. Se você parar de falar exteriormente, então você ficará profundamente atento da fala interior. E se você permanecer completamente silencioso por um ou dois meses ou por um ano, sem falar, você irá sentir sua língua vibrar violentamente.

Você não está sentindo isso porque você continua falando e as vibrações estão sendo liberadas. Mas mesmo agora, se você parar e se tornar cônscio enquanto pensa, você irá sentir sua língua vibrando um pouco.

Pare sua língua completamente e então tente pensar, você não pode pensar.
Pare sua língua completamente como se ela estivesse congelada; não deixe que ela se mova. Então você não pode pensar. O centro está bem no meio, portanto traga sua mente para lá.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...