sábado, 25 de setembro de 2010

A cabana - Novos Textos


A Intenção não é comentar como fiz na primeira parte, mas através do grifo destacar a grande mensagem do texto.

Página 95
Mack  ficou chocado diante da cena.  Jesus deixara  cair uma grande  tigela com  algum  tipo de massa ou molho no chão, e a coisa tinha se espalhado por toda parte. A barra da saia de Papai e seus pés descalços estavam cobertos pela massa gosmenta. Sarayu disse alguma coisa sobre a falta de jeito dos humanos e os três caíram na risada. Por fim, Jesus passou por Mack e voltou com toalhas e uma grande bacia de água. Sarayu já estava começando a limpar a sujeira do chão e dos armários, mas Jesus foi direto até Papai e, ajoelhando-se aos pés dela, começou a limpar a  frente de seu vestido. Gentilmente  levantou um pé de cada vez e colocou os dois na bacia, onde os limpou e massageou.
- Uuuuuh, isso é tãããão bom! - exclamou Papai.
Encostado  no  portal,  Mack  não  parava  de  pensar.  Então  Deus  era  assim  no relacionamento? Muito  linda  e  atraente!  Ele  sabia  que  ninguém  estava  em  busca  do culpado  pela  sujeira  do  chão,  pela  tigela  quebrada  ou  por  um  prato  que  não  seria compartilhado. Era óbvio que o que  realmente  importava era o amor que eles  sentiam uns pelos outros e a plenitude que esse amor  lhes  trazia. Balançou a cabeça. Como  isso era diferente da maneira como ele tratava seus entes queridos!
______________________________________________________________________
Página 111
- Mackenzie, não existe conceito de autoridade superior entre nós, apenas de unidade. Estamos num círculo de relacionamento e não numa cadeia de comando. O que você está vendo  aqui  é  um  relacionamento  sem  qualquer  camada  de  poder.  Não  precisamos exercer poder um sobre o outro porque sempre estamos procurando o melhor. A hierarquia não faria sentido entre nós. Na verdade, isso é um problema de vocês, não nosso.
- Verdade? Como assim?
- Os humanos estão tão perdidos e estragados que para vocês é quase incompreensível que as pessoas possam trabalhar ou viver juntas sem que alguém esteja no comando.
- Mas qualquer instituição humana, desde as políticas até as empresariais, até mesmo o casamento, é governada por esse tipo de pensamento.
É a trama do nosso tecido social - declarou Mack.
- Que desperdício! - disse Papai, pegando o prato vazio e indo para a cozinha.
- Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil para vocês experimentar o verdadeiro relacionamento  -  acrescentou  Jesus.  -  Assim  que  montam  uma  hierarquia,  vocês precisam de regras para protegê-la e administrá-la, e então precisam de leis e da aplicação das leis, e acabam criando algum tipo de cadeia de comando que destrói o relacionamento, em  vez  de  promovê-lo.  Raramente  vocês  vivem  o  relacionamento  fora  do  poder.  A hierarquia impõe leis e regras e vocês acabam perdendo a maravilha do relacionamento que nós pretendemos para vocês.
- Bom - disse Mack com sarcasmo, recostando-se na cadeira. - Certamente parece que nos adaptamos muito bem a isso.
Sarayu foi rápida em responder:
- Não confunda adaptação com intenção, ou sedução com realidade.
- Então... ah, por  favor, poderia me passar mais um pouco dessa verdura?  ... Então nós fomos seduzidos por essa preocupação com a autoridade?
- De  certo modo,  sim!  -  respondeu Papai, passando o prato de verduras para Mack com uma certa relutância. - Só estou cuidando de você, filho.
Sarayu continuou:
-  Quando vocês escolhem a independência nos relacionamentos tornam-se perigosos uns para os outros. As pessoas se tornam objetos a serem manipulados ou administrados para  a  felicidade  de  alguém.  A  autoridade,  como  vocês  geralmente  pensam  nela,  é meramente a desculpa que o forte usa para fazer com que os outros se sujeitem ao que ele quer.
-  Ela  não  é  útil  para  impedir  que  as  pessoas  lutem  interminavelmente  ou  se machuquem?
- Às vezes. Mas num mundo egoísta também é usada para infligir grandes danos.
- Mas vocês não a usam para conter o mal?
- Nós respeitamos cuidadosamente as suas escolhas e por isso trabalhamos dentro dos seus sistemas, ao mesmo tempo que procuramos libertá-los deles - continuou Papai. - A Criação  foi  levada por um caminho muito diferente daquele que desejávamos. Em seu mundo,  o  valor  do  indivíduo  é  constantemente  medido  em  comparação  com  a sobrevivência do sistema, seja ele político, econômico, social ou  religioso; na verdade, de qualquer sistema. Primeiro uma pessoa, depois umas poucas e finalmente muitas são facilmente sacrificadas pelo bem e pela permanência do  sistema. De uma  forma ou de outra, isso está por trás de cada luta pelo poder, de cada preconceito, de cada guerra e de cada  abuso  de  relacionamento.  A  "vontade  de  poder  e  independência"  se  tornou  tão disseminada que agora é considerada normal.
- E não é?
- É  o  paradigma  humano  -  acrescentou  Papai,  após  retornar  com mais  comida.  – É como água para os peixes,  tão natural que permanece  sem  ser vista e questionada. É a matriz,  uma  trama  diabólica  em  que  vocês  estão  presos  sem  esperança,  mesmo  que completamente inconscientes da sua existência.
Jesus continuou:
-  Como  glória  máxima  da  Criação,  vocês  foram  feitos  à  nossa imagem.  Se  realmente  tivessem  aprendido  a  considerar  que  as  preocupações  dos  outros  têm  tanto  valor  quanto  as  suas,  não  haveria  necessidade de hierarquia.
Mack se recostou na cadeira, perplexo com as implicações do que ouvia.
-  Então vocês estão me dizendo que sempre que nós, humanos, usamos o poder para nos proteger...
-  Estão cedendo à matriz e não a nós - terminou Jesus:
E  agora  -  exclamou  Sarayu  -  completamos  o  círculo,  voltando  a  uma  das  minhas declarações iniciais: vocês, humanos, estão tão perdidos e estragados que não conseguem compreender um relacionamento sem hierarquia. Por isso acham que Deus se relaciona dentro de uma hierarquia, tal como vocês. Mas não somos assim.
______________________________________________________________________
Página 121
- Antes você estava falando que os humanos declaram que as coisas são boas ou ruins sem conhecer? - perguntou Mack, sacudindo a terra de uma raiz.
- É. Estava falando especificamente da árvore do conhecimento do bem e do mal.
- A árvore do conhecimento do bem e do mal?
- Exato!  - declarou  ela.  - E  agora, Mackenzie, você  está  começando  a  entender  por que comer o fruto mortal daquela árvore foi tão devastador para a sua raça.
- Na  verdade  eu  nunca  havia  pensado muito  nisso  -  disse Mack,  intrigado.  – Então houve um jardim de verdade? Quer dizer, o Éden?
- Claro. Eu lhe disse que tenho uma queda por jardins.
-  Isso vai incomodar algumas pessoas. Tenho alguns amigos que não vão gostar disso - observou Mack, enquanto lutava com uma raiz teimosa.
- Não faz mal. Eu gosto muito deles.
Estou surpreso - disse Mack com um certo sarcasmo e sorriu para ela. Cravou a pá na terra,  pegando  com  a  mão  a  raiz  que  estava  por  cima.  -  Então  fale  da  árvore  do   conhecimento do bem e do mal.
-  É  disso  que  estávamos  falando  no  café  da  manhã.  Primeiro  quero fazer  uma  pergunta  a  você.  Quando  algo  lhe  acontece,  como  você  determina se é uma coisa boa ou ruim?
Mack pensou um momento antes de responder. - Bom, na verdade nunca pensei nisso. Acho que eu diria que algo é bom quando eu gosto, quando faz com que eu me sinta bem ou me dá um sentimento de segurança. Por outro lado, eu diria que uma coisa é ruim se me causa dor ou custa algo que eu quero.
- Então é bastante subjetivo?
- Acho que sim.
- E até que ponto você confia em sua capacidade de discernir o que é bom ou o que é
ruim para você?
-  Para ser honesto, acho que tenho razão de ficar com raiva quando alguém ameaça o
que  eu  considero  "bom",  o  que  eu  acho  que mereço. Mas  não  sei  realmente  se  existe algum fundamento lógico para decidir o que é bom ou ruim, a não ser o modo como algo ou alguém me afeta. - Ele parou para descansar e recuperar o fôlego. - Tudo parece relacionado  comigo  e  com  meus  interesses,  acho.  E  minha  ficha  também  não  é  das melhores.  Algumas  coisas  que  eu  inicialmente  achava  boas  acabaram  sendo terrivelmente destrutivas, e outras que eu achava ruins, bem, acabaram sendo...Ele hesitou antes de finalizar o pensamento, mas Sarayu o interrompeu.
-  Então  é  você  que  determina  o  que  é  bom  e  o  que  é  ruim.  Você  se torna  o  juiz.  E,  para  tornar  as  coisas  ainda  mais  confusas,  aquilo  que você  determina  que  é  bom  acaba  mudando  com  o  tempo  e  as  circunstâncias.  E,  pior  ainda,  há  bilhões  de  vocês,  cada  um  determinando  o  que é  bom  e  o  que  é  ruim.  Assim,  quando  o  seu  bom  e  o  seu  ruim  se  chocam com os do vizinho, seguem-se brigas, discussões e até guerras.
______________________________________________________________________
Página 123
- Agora posso ver  - confessou  - que gastei a maior parte do meu  tempo e da minha
energia  tentando adquirir o que eu achava que era bom, como a segurança financeira, a saúde, a aposentadoria, ou sei lá o quê. E gastei uma quantidade gigantesca de energia e preocupação temendo o que determinei que era mau. - Mack deu um suspiro fundo.
- Quanta  verdade  há  nisso!  -  disse Sarayu  com  gentileza.  - Lembre-se.  Isso  permite que vocês brinquem de Deus em sua  independência. Por essa razão, uma parte de vocês prefere não me ver. E vocês não precisam de mim para  criar  sua  lista do que  é bom  e ruim. Mas  precisam  de mim  se  tiverem  qualquer  desejo  de  parar  com  essa  ânsia  tão insana de independência.
- Então há algum modo de consertar?
- Você deve desistir de  seu direito de decidir o que  é bom  e  ruim  e  escolher viver
apenas em mim. É um comprimido difícil de engolir. Para isso você deve me conhecer o bastante, a ponto de confiar em mim e aprender a se entregar à minha bondade inerente.
Mack teve a impressão de que Sarayu se virou para ele.
-  Mackenzie, o mal é uma palavra que usamos para descrever a ausência de Deus,
assim como usamos a palavra escuridão para descrever a ausência de Luz, ou morte para descrever a ausência de Vida. Tanto o mal quanto a escuridão só podem ser entendidos em relação à Luz e ao Bem. Eles não têm existência real. Eu sou a Luz e eu sou o Bem. Sou Amor e não há escuridão em mim. A Luz e o Bem existem realmente. Assim, afastar-se de  mim  irá  mergulhar  você  na  escuridãoDeclarar  independência  resultará  no  mal,  porque, separado de mim, você só pode contar consigo mesmo. Isso é morte, porque você se separou de mim, que sou a Vida.
-  Uau!  -  exclamou  Mack,  sentando-se  por  um  momento.  -  Isso  realmente  ajuda.  Mas  também  posso  ver  que  abrir  mão  dos  meus  direitos de independência não será um processo fácil. Poderia significar que...
Sarayu interrompeu a frase dele outra vez.
-  ... que de alguma forma o bem pode ser a presença do câncer ou a perda de ganhos financeiros, ou mesmo de uma vida.

Um comentário:

Sw Anand Avikal disse...

Este livro mostra através de diálogos simples grandes verdades que os Mestres tem dito. Realcei com negrito nestes textos partes do diálogo que devemos fazer uma reflexão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...