sábado, 11 de setembro de 2010

A Cabana


Amigos,
Quero com esta publicação abrir um espaço para mostrar uma compreensão melhor para o Livro A Cabana.
Citarei sempre um texto do livro e tecerei algum comentário. Gostaria que você refletisse sobre o texto e se surgir alguma dúvida me coloco à disposição para esclarecer.

Bilhete :
Mackenzie
Já faz um tempo. Senti sua falta.
Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar.
Papai
Assim, receber o bilhete assinado Papai, dizendo para encontrá-lo na cabana, causou-lhe um profundo impacto. Será que Deus escreve bilhetes? E por que na cabana - o ícone de sua dor mais profunda? Certamente Deus teria lugares melhores onde se encontrar com ele. Um pensamento sombrio chegou a atravessar sua mente: o assassino o estaria atraindo para longe com a intenção de deixar sua família desprotegida. Talvez fosse somente uma brincadeira cruel. Mas por que estava assinado "Papai"?
Por mais irracional que parecesse, Mack não conseguia deixar de pensar que talvez o bilhete viesse mesmo de Deus. Quanto mais pensava mais confuso e irritado ia ficando.Quem havia mandado a porcaria do bilhete? Fosse quem fosse, Mack tinha a sensação de que estavam brincando com ele. E, de qualquer modo, de que adiantava? Mas, apesar da raiva e da depressão, Mack sabia que precisava de respostas.
Percebeu que estava travado e que as orações e os hinos dos domingos não serviam mais, se é que já haviam servido. A espiritualidade do claustro não parecia mudar nada na vida das pessoas que ele conhecia, a não ser, talvez, na de Nan. Mas ela era especial.
Mack estava farto de Deus e da religião, farto de todos os pequenos clubes sociais religiosos que não pareciam fazer nenhuma diferença expressiva nem provocar qualquer mudança real. Mack certamente desejava mais.Porém não sabia que estava a ponto de conseguir um muito mais do que havia pedido.
Comentário :
Há comunidades evangélicas que tem reconhecido que apesar da grande freqüência nas Igrejas pouco tem conseguido transformar as pessoas. O que Mack está sentindo é o que ocorre com a maioria mas poucos se dão conta.

(Deus/Papai – falando com Mack)
- Se você quiser ir só um pouquinho mais fundo, poderíamos falar sobre a natureza da própria liberdade. Será que liberdade significa que você tem permissão para fazer o que quer? Ou poderíamos falar sobre tudo o que limita a sua liberdade. A herança genética de sua família, seu DNA específico, seu metabolismo, as questões quânticas que acontecem num nível subatômico onde só eu sou a observadora sempre presente. Existem as doenças de sua alma que o inibem e amarram, as influências sociais externas, os hábitos que criaram elos e caminhos sinápticos no seu cérebro. E há os anúncios, as propagandas e os paradigmas. Diante dessa confluência de inibidores multifacetados - ela suspirou -, o que é de fato a liberdade?
Mack ficou ali parado, sem saber o que dizer.
- Só eu posso libertá-lo, Mackenzie, mas a liberdade jamais pode ser forçada.
- Não entendo. Não estou entendendo o que você acaba de dizer.
Ela se virou e sorriu.
- Eu sei. Não falei para que você entendesse agora. Falei para mais tarde. No ponto em que estamos, você ainda não compreende que a liberdade é um processo de crescimento.
- Estendendo gentilmente as mãos sujas de farinha, ela segurou as de Mack e, olhando-o direto nos olhos, continuou: - Mackenzie, a Verdade irá libertá-lo, e a Verdade tem nome. Neste momento ele está na carpintaria, coberto de serragem. Tudo tem a ver com ele. E a liberdade é um processo que acontece dentro de um relacionamento com ele. Então todas essas coisas que você sente borbulhando por dentro vão começar a sair.
Comentário :
Todos os Mestres tem falado a mesma coisa : que não temos liberdade. Dentro de nós tem uma voz que nos conduz como se fosse A Matrix.
Quanto a frase : "...você ainda não compreende que a liberdade é um processo de crescimento."
Realmente precisamos crescer em compreensão para percebermos o que é liberdade.
Quanto ao relacionamento com Jesus(que ele cita), realmente é a única maneira de conseguirmos a liberdade, simbolizando um Mestre que possa nos orientar. Nas Igrejas isto foi considerado como se a salvação só vem por Jesus Cristo. Ela pode vir de diversas maneiras, inclusive como aconteceu com Eckhart Tolle, através de uma crise existencial.

(Deus/Papai – falando com Mack)
- Na cruz? Espere aí, eu pensei que você o tinha abandonado. Você sabe: "Meu Deus,meu Deus, por que me abandonastes?" - Era uma citação das Escrituras que freqüentemente assombrava Mack na Grande Tristeza.
- Você não entendeu o mistério naquilo. Independentemente do que ele sentiu no momento, eu nunca o deixei.
- Como pode dizer isso? Você o abandonou, exatamente como me abandonou!
- Mackenzie, eu nunca o abandonei e nunca deixei você.
- Isso não faz nenhum sentido - reagiu ele rispidamente.
- Sei que não, pelo menos por enquanto. Mas pense nisto: quando tudo que consegue ver é sua dor, talvez você perca a visão de mim, não é?
Quando Mack não respondeu, ela retornou ao trabalho na cozinha, como se quisesse lhe oferecer um pouco de um necessário espaço. Parecia estar preparando vários pratos ao mesmo tempo, acrescentando temperos e ingredientes. Cantarolando uma musiquinha repetitiva, deu os últimos retoques na torta que estava fazendo e enfiou-a no forno.
- Não se esqueça, a história não terminou no sentimento de abandono de Jesus. Ele encontrou a saída para se colocar inteiramente nas minhas mãos. Ah, que momento foi aquele!
Comentário :
Todos os sábios tem dito que o que nos separa de Deus, da verdade, da Paz, é o nosso EGO. Naquele momento supremo em que Jesus como "filho do homem" reclama que Deus o abandonou, de repente ele fica consciente da besteira que está fazendo e diz : Nas tuas mãos entrego meu espírito(EGO). Naquele momento ele torna-se o Cristo(O acordado). Por isto Papai diz : "Ele encontrou a saída para se colocar inteiramente nas minhas mãos. Ah, que momento foi aquele!"

- Eu sei, querido. Por isso estamos aqui. Por que você acha que eu disse que não sou como você?
- Bom, realmente não faço idéia. Quer dizer, você é Deus e eu não sou. - Ele não conseguiu afastar o sarcasmo da voz, mas ela o ignorou completamente.
- É, mas não exatamente. Pelo menos não do modo como você está pensando.
Mackenzie, eu sou o que alguns chamariam de "sagrado e totalmente diferente de você". O problema é que muitas pessoas tentam entender um pouco o que eu sou pensando nomelhor que elas podem ser, projetando isso ao enésimo grau, multiplicando por toda a bondade que são capazes de perceber - que freqüentemente não é muita —, e depois chamam o resultado de Deus. E, embora possa parecer um esforço nobre, a verdade é que fica lamentavelmente distante do que realmente sou. Sou muito mais do que isso,sou acima e além de tudo o que você possa perguntar ou pensar.
Comentário :
Isto que está descrito acima é que todos nós temos feito, e principalmente os religiosos. Deus é indefinível, ilimitado, incognoscível dizem os Mestres. Veja o que Papai diz :" Sou muito mais do que isso, sou acima e além de tudo o que você possa perguntar ou pensar."
E o homem pensa que pode estudar, definir Deus.Como dizem os Mestres nós podemos nos tornar Deus, mas não defini-lo.


- Você está falando de Jesus, não é verdade? Está me lembrando as aulas de catecismo: "Vamos tentar entender a Trindade"?
Ela deu um risinho.
- Mais ou menos, mas aqui não é a escola dominical. É uma aula de vôo. Mackenzie, como você pode imaginar, há algumas vantagens em ser Deus. Por natureza, sou completamente ilimitada, sem amarras. Sempre conheci a plenitude. Minha condição normal de existência é um estado de satisfação perpétua - disse ela, bastante satisfeita. - É apenas uma das vantagens de Eu ser Eu.
Isso fez Mack sorrir. A mulher estava se divertindo muito com ela mesma e não havia um pingo de arrogância para estragar aquilo.
- Nós criamos vocês para compartilhar isso. Mas então Adão optou por ficar sozinho, como sabíamos que iria acontecer, e tudo se estragou.Mas, em vez de varrer toda a Criação, arregaçamos as mangas e entramos no meio da bagunça. Foi o que fizemos em Jesus.
Mack estava parado, esforçando-se ao máximo para acompanhar o fio dos pensamentos dela.
- Quando nós três penetramos na existência humana sob a forma do Filho de Deus, nos tornamos totalmente humanos. Também optamos por abraçar todas as limitações que isso implicava. Mesmo que tenhamos estado sempre presentes nesse universo criado, então nos tornamos carne e sangue. Seria como se este pássaro, cuja natureza é voar, optasse somente por andar e permanecer no chão. Ele não deixa de ser pássaro, mas isso altera significativamente sua experiência de vida.
Ela parou para se certificar de que Mack ainda estava acompanhando seu raciocínio.Embora houvesse uma dor nítida se formando em seu cérebro, ele fez um gesto, convidando-a a continuar.
-Ainda que por natureza Jesus seja totalmente Deus, ele é totalmente humano e vive como tal. Ainda que jamais tenha perdido sua capacidade inata de voar, ele opta,momento a momento, por ficar no chão. Por isso seu nome é Emanuel, Deus conosco, ou Deus com vocês, para ser mais exata.
- Mas... e todos os milagres? As curas? Ressuscitar os mortos? Isso não prova que Jesus era Deus... você sabe, mais do que humano?
- Não, isso prova que Jesus é realmente humano.
- O quê?
- Mackenzie, eu posso voar, mas os humanos, não. Jesus é totalmente humano. Apesar de ele ser também totalmente Deus, nunca aproveitou sua natureza divina para fazer nada. Apenas viveu seu relacionamento comigo do modo como eu desejo que cada ser humano viva. Ele foi simplesmente o primeiro a levar isso até as últimas instâncias: o primeiro a colocar minha vida dentro dele, o primeiro a acreditar no meu amor e na minha bondade, sem considerar aparências ou conseqüências.
- E quando ele curava os cegos?
- Fez isso como um ser humano dependente e limitado que confia na minha vida e no meu poder de trabalhar com ele e através dele. Jesus, como ser humano, não tinha poder para curar ninguém.
Isso foi um choque para as crenças religiosas de Mack.
- Só enquanto ele repousava em seu relacionamento comigo e em nossa comunhão, nossa comum-união, ele se tornava capaz de expressar meu coração e minha vontade em qualquer circunstância determinada.
Assim, quando você olha para Jesus e parece que ele está voando, na verdade ele está... voando. Mas o que você está realmente vendo sou eu, minha vida nele. É assim que ele vive e age como um verdadeiro ser humano, como cada humano está destinado a viver: a partir da minha vida.
Comentário:
Estou me lembrando que existe inúmeros comentários de que este livro é uma ficção. Jesus dizia : Quem tiver olhos para ver, veja. Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Mas infelizmente mesmo os religiosos não entenderam. Este livro é uma Novo Testamento condensado.
Deus(Papai) diz : "Sempre conheci a plenitude. - Nós criamos vocês para compartilhar isso. Mas então Adão optou por ficar sozinho."
Neste momento com Adão iniciou-se o processo do EGO. Ego no sentido de iludir-se que nós somos alguém. Que podemos viver nossa vida.Distante de Deus.
Na frase : " Ele não deixa de ser pássaro, mas isso altera significativamente sua experiência de vida."
Jesus era um homem como todos nós. Não um Deus como se tem falado. Como ele diz fazia milagres como um ser humano limitado e comum.Isto nos aproxima mais dele ainda. Pois se ele conseguiu viver este relacionamento com Deus nós também podemos.
Na frase : "Ainda que jamais tenha perdido sua capacidade inata de voar, ele opta, momento a momento, por ficar no chão."
Nós também não perdemos nossa capacidade inata de voar, basta fazermos uma conversão, no sentido de ir buscar dentro de si o Deus que aguarda você ansiosamente.
Na frase : "É assim que ele vive e age como um verdadeiro ser humano, como cada humano está destinado a viver: a partir da minha vida."
Os Mestres tem falado muito sobre entrega, abandonar o EGO, aceitação mas nós temos dificuldade de entender isto. Mas é simples; viver sua vida a partir da vida de Deus e aí tudo muda...voce começa a voar. Vamos lembrar a música de Zeca Pagodinho : Deixa a vida(Deus) me levar.

2 comentários:

Champa disse...

Que presente, entrar em contato com este livro , assim destacado!
Muito me emociona a possibilidade de saber tudo isso!
Que podemos deixar Deus viver, em nós!Se este livro é ficção é a melhor ficção que se criou até hoje!
Qdo eu li o livro era como se estivesse falando com Deus!
Grata
Champa

Sw Anand Avikal disse...

Li um livro que critica o livro A Cabana. Quem escreveu é teólogo, mas no final ele conclui : Durante 40 anos os Teólogos tentaram escrever um livro que expressasse o que Deus é mas foi impossível. A Cabana conseguiu isto de uma forma maravilhosa !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...