terça-feira, 5 de outubro de 2010

Papaji fala sobre diversos assuntos

Morte


P: O que acontece quando uma pessoa Self-realizada deixa o corpo? Se não há necessidade para reencarnar, onde ele vai?


R: Não há algo como uma pessoa Self-realizada. Quando não há a “pessoa” o Self é realizado. Quando não há a “pessoa” a questão de ir ou vir não pode surgir. O corpo é um aparecimento no Self. Quando o corpo desaparece o Self permanece e isso é como sempre foi. Realização é o entendimento “Eu não sou este corpo que vem e vai, eu sou esta permanência, esta realidade imutável na qual o corpo e tudo mais também aparece.”


P: O que é o Jiva ou a Alma que reencarna numa pessoa não iluminada?


R: O jiva é esta entidade que clama ser sua todas as atividades do corpo e da mente. Se você morre sem encontrar quem e o que você realmente é, este jiva, junto com todos os seus desejos e medos acumulados, encontrará outra forma para invadir e perturbar.


P: Nos falaram que às vezes uma alma não encontra um veiculo apropriado imediatamente: pode haver um tempo longo entre deixar um corpo e entrar em outro. O que acontece com o Jiva durante este período? Nós estamos cônscios enquanto neste “intervalo”?


R: Um jiva pode encontrar outra forma quase imediatamente ou pode levar varias centenas de anos. O que acontece neste período? Ele goza ou sofre em acordo com seu karma, do mesmo jeito que isso acontece quando ocupa um corpo humano. Em qualquer forma ou mundo, que o jiva exista, ele estará sempre se alternando entre prazeres e dores.


P: Se nossa natureza é SAT-CHIT-ANANDA (Conhecimento - Consciência - Êxtase) – por que nós deixamos este estado bem-aventurado e assumimos a forma corporal, aprendendo através de tantas vidas o que provavelmente já sabemos de inicio? Algumas vezes eu sinto que só quero ir para casa? Onde é minha Casa?


R: Porque assumir que você deixou Sat-chit-ananda. Uma suposição desta lhe traz um problema sem-fim. Por que não ter a convicção de que você sempre esteve em “casa”, de que você sempre tem estado em bem-aventurança, e sempre estará? Se você deixar ir esta idéia de que pegou uma forma corporal, você descobrirá que sempre esteve em Sat-chit-ananda.


P: Por que nós não nos lembramos nada das nossas vidas passadas?


R: Algumas pessoas lembram, a maioria não. Relembrar o passado mantêm você no passado. Quanto menos você lembrar do passado, melhor será para você.


P: Que tipo de reencarnação vem para alguém que comete suicídio?


R: “Sui” significa “Self”. O suicídio real será extinguir a vida deste “self” que você pensa que é. Se você puder fazer isso, não haverá mais mortes e renascimentos. Se você simplesmente mata o corpo, você rapidamente encontrara um novo corpo para continuar seu sofrimento.


Mente


P: O que é a mente? O que é a não-mente? A não-mente é uma ausência temporária da mente ou isto é permanente?


R: A mente é justo uma coleção de pensamentos ao longo do “EU” que os move em torno. Quando “EU” cai fora não há mente. Quando a não-mente submerge dentro de sua fonte e fica lá, a realidade brilha, permanentemente e irrevogavelmente.


P: A maioria das pessoas tem receio de deixar ir suas mentes porque eles pensam que eles precisam dela para funcionar no mundo. Como suas atividades diárias serão feitas se não houver um que decida o que e como fazer?

R: Experimente e veja. Você é como alguém em um PABX que pensa que tem que correr em torno e fazer as conexões por si mesmo. Relaxe, pare de interferir, e você verá que todo o show continua por si mesmo sem nenhuma intervenção sua.


P: Muita gente tem despendido anos com êxito no esforço de aquietar suas mentes. Isto os traz mais próximos da Iluminação ou eles simplesmente aumentam sua força de concentração?


R: Pessoas que tem êxito em seus esforços de aquietar suas mentes estão se concentrando intensamente em um objeto do pensamento chamado “silêncio”. Este não é o silêncio do não pensamento. Isto é uma experiência de estado mental através de intenso esforço, quando ambos, o esforço e os pensamentos cessam, a Iluminação ocorre.


P: Algumas vezes em Satsang você usa o Buda como um exemplo. O Buda alcançou a liberdade através da meditação, ainda assim você sugere que há limitações na meditação. Poderia nos explicar sobre isto?


R: O Buda tentou todos os tipos de meditação e tapas antes de chegar a Bodhi Gaya, mas ele não teve nenhum resultado. Quando ele se sentou embaixo da arvore bodhi, tudo que ele tinha era uma firme determinação que não iria se mover antes de alcançar a Iluminação. Foi a sua determinação em ser livre que conseguiu sua liberdade, não nenhuma prática anterior.


Vida

P: Quem sou eu?


R: Aquilo que você imagina ser. Quando você para de criar identificações para si mesmo, você encontrará quem você realmente é.


P: Quem é Deus?.


R: Quando você projeta um mundo de sonhos para si mesmo e vive nele, você também projeta um Deus que olhe por ele. Quando você para sua projeção, ambos o mundo e Deus desaparecem.


P: Depois da Iluminação, nós entendemos tudo sobre a vida? Ou o propósito da vida fica no coração como um mistério e não como um enigma a ser resolvido?


R: O Self será sempre um mistério porque não há nada fora dele para compreende-lo, analisa-lo ou entende-lo.


P: Qual é o significado da vida?


R: Porque deve haver algum significado? Qualquer significado que você atribua para isto é justamente uma idéia em sua mente. A Vida não é afetada ou explicada por nenhuma idéia que você possa ter sobre isso.


P: Você pode por favor falar sobre como aprender a viver, simplesmente ser aqui agora. Algumas vezes estando a sua volta eu sinto você compartilhando conosco ordinárias atividades diárias. Eu penso sobre o Zen dizendo “Antes da Iluminação cortar lenha, carregar água, após a Iluminação, cortar lenha, carregar água”....


R: Antes da Iluminação você pensa, “Eu preciso cortar lenha, eu preciso carregar água”.Depois de tudo a lenha é cortada, a água é carregada mas isto não tem nada a ver com você. Isto simplesmente acontece.


P: Quando nós estamos no ‘intervalo’ entre vidas, nós conscientemente escolhemos o corpo que nós queremos reencarnar, nossos pais, e essas coisas? Se é assim, como nós escolhemos?


R: Isto não é uma agencia de viagem que você pode pegar um bom local para seu próximo nascimento. Seus pensamentos e desejos nessa vida impulsionara você a uma nova forma e não necessariamente a uma muito boa. Isto está fora do seu controle.Agora mesmo você pode exercitar controle buscando de onde vem os seus pensamentos e desejos. Após sua morte será muito tarde.

P:Por que nós temos tanto medo em nossas vidas? Por que confiar em cada momento é tão difícil?


R: Se você vive no ego, você automaticamente monta situações de ‘eu’ e o resto do mundo. Para defender o ego você deverá ser egoísta e você deverá temer os outros porque eles todos ameaçam o seu bem estar. Como você pode confiar em qualquer um nessa situação?


P: Muita gente acredita que há algo como um “ego saudável”. Uma pessoa com um ego saudável pode ser confiante, cônscio de suas habilidades e limitações, gostos e não gostos, tem alta auto-estima, e assim vai...Existe algo como um “ego saudável”? Isto pode levar a liberdade?

R: Uma pessoa que confia em si mesma e tem alta auto-estima (o que os psicólogos chamam de ‘ego saudável’ ) não está mais próximo da liberdade do que qualquer outro. Esta pessoa pode sentir que está feliz e que não precisa de grandes mudanças em sua vida. A pessoa que entende que este ego está continuamente causando problemas mentais esta mais propicio a buscar soluções. Não há algo como um ego saudável assim como não há algo como doença saudável. O ego não pode o levar a liberdade, ele só pode obstruir isso. Ego e liberdade não podem coexistir. Quando o ego desaparece, a liberdade substitui isso.


Iluminação

P: O que é Iluminação? No seu livro “Wake up and Roar” é dito que uma mente quieta é Iluminada, não seria mais correto dizer que completa e permanente ausência da mente é Iluminação?


R: Quando o “Eu” que aparece para clamar ser o dono de todos os pensamentos e ações é permanentemente erradicado, a Iluminação permanece. Uma mente quieta é simplesmente uma mente ativa que entrou em descanso. Iluminação é o substrato de ambos os estados.


P: A Iluminação muda o corpo, quimicamente de alguma forma? Ocorre no momento da Iluminação um aumento súbito de energia?


R: Quando você é um com a fonte de seu Ser você está ligado há um infinito estoque de energia. Quando você não mais pensa “Eu estou fazendo isso”, a Força do Self toma posse, possibilitando todas as atividades serem feitas com uma abundância de energia. Ramana Maharshi disse algumas vezes que a Força do Self surgia através dele tão forte que ele não conseguia manter sua cabeça quieta. Sua cabeça tremia sempre, exceto quando ele estava em samadhi ou quando olhava atentamente nos olhos dos devotos.


Esta entrevista foi dada em Satsang

Em Lucknow, Índia, 26 Agosto de 1994

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...